Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Parto e nascimento na fronteira franco-brasileira: percepções de enfermeiros / Parto y nacimiento en la frontera franco-brasileña: percepciones de los enfermeros / Birth and childbirth on the french-brazilian border: nurses' perceptions

Silva, Angelina Carmo; Mendes, Lise Maria Carvalho; Monteiro, Renata Simões; Silva, Renan Alves; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e67820, 2020.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1124571
RESUMO

Objetivo:

compreender as percepções de enfermeiros sobre a assistência ao parto e nascimento hospitalar, na fronteira franco-brasileira.

Método:

estudo qualitativo, realizado com oito enfermeiros que atuavam na assistência hospitalar, em um município localizado na fronteira franco-brasileira, entre os meses de outubro e novembro de 2018. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita analisada de forma temática fundamentada na Teoria de Cuidados.

Resultados:

emergiram duas categorias Conhecer e estar com o cliente, em que se enfatizaram o acolhimento e as orientações; Limitações à manutenção de crenças, fazer por e possibilitar, cujos principais agentes limitantes foram ausência de especialização em enfermagem obstétrica, precariedade da assistência pré-natal, diversidade cultural e gravidez na adolescência.

Conclusão:

os colaboradores evidenciaram a importância de conhecer o contexto em que se insere para alicerçar o plano de cuidados. A insuficiente autonomia, mediante ausência de capacitação, foi evidenciada como fator complicador para assistência obstétrica de qualidade.
Biblioteca responsável: BR21.1