Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária / Formación del enfermero para la docencia universitaria / Training of nurses for performing in university teaching

Manhães, Letycia Sardinha Peixoto; Tavares, Cláudia Mara de Melo.
REME rev. min. enferm ; 24: e1323, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125474
RESUMO

Objetivo:

o estudo objetivou desenvolver uma reflexão teórica acerca da formação docente do enfermeiro para atuar na docência universitária atrelada, a construção de competências pedagógicas na graduação e pós-graduação stricto sensu, assim como repensar o fazer da profissão.

Método:

estudo reflexivo, com aporte teórico das publicações recentes sobre o objeto de estudo e aporte epistemológico sob os construtos da professora Vilma de Carvalho subdivido em três eixos temáticos.

Resultados:

a prática pedagógica interessa à formação da consciência profissional, haja vista, ser a Enfermagem uma prática viva com seres humanos e suas subjetividades. A área do ensino é, atualmente, uma notável opção de inserção do enfermeiro no mercado de trabalho. E esta realidade propõe uma necessidade da formação desde a graduação, de competências para uma prática pedagógica transformadora capaz de habilitar este profissional para docência no ensino superior. E como principal caminho para essa formação apontou-se a pós-graduação stricto sensu, como estratégia para uma educação contemporânea, desde que viabilize ferramentas adequadas para o enfrentamento dos problemas no mundo do ensino e a qualificação necessária a profissão, ao sistema único de saúde e a comunidade.

Conclusão:

conclui-se que a Enfermagem traz na identidade profissional uma forte essência educativa, e dessa forma contribui na formação do enfermeiro para docência universitária desde que leve em consideração aspectos da formação generalista conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas também teorias inovadoras da educação, e juntas potencializem a formação pedagógica desde a graduação.
Biblioteca responsável: BR21.2