Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias para o desenvolvimento da comunicação em um hospital de urgência e emergência / Estrategias para el desarrollo de la comunicación en un hospital de urgencias y emergencias / Strategies for the development of communication in an urgency and emergency hospital

Soares, Mirelle Inácio; Silva, Beatriz Regina da; Leal, Laura Andrian; Brito, Lana Jocasta de Souza; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Henriques, Silvia Helena.
REME rev. min. enferm ; 24: e1308, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125485
RESUMO

Objetivo:

identificar e desenvolver estratégias para o aprimoramento da competência da comunicação em enfermeiros hospitalares.

Métodos:

estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa intervenção. O cenário foi constituído por uma instituição hospitalar pública de ensino, referência no atendimento em urgências e emergências, situada no interior paulista. A investigação ocorreu de novembro de 2016 a março de 2017, em que participaram 21 enfermeiros. Utilizou-se a técnica de grupo operativo para identificar e desenvolver a competência da comunicação, tendo como suporte para a intervenção um estudo de caso clínico; posteriormente foram realizadas entrevistas individuais para verificar a eficácia da intervenção aplicada. A análise dos dados ocorreu por meio de análise temática indutiva.

Resultados:

foram realizados sete grupos operativos de aprendizagem, em que os participantes, por meio da intervenção, identificaram estratégias coletivas para melhorar o processo de comunicação, tais como documentos formalizados; canais de comunicação; reuniões; grupos de discussão multidisciplinar; e o uso das tecnologias de informação e comunicação Whatsapp. Após a intervenção, os participantes aplicaram as estratégias levantadas no grupo.

Conclusão:

a implementação de estratégias que possam trazer melhorias para a comunicação no contexto do hospital deve contribuir para a unificação das informações e mais compreensão dos profissionais sobre o seu processo de trabalho, promovendo, assim, transformações na práxis profissional do enfermeiro, bem como nas suas atitudes, tornando-os encorajados e envolvidos com o compromisso ético e político da instituição.
Biblioteca responsável: BR21.2