Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Grounded Theory methodological aspects in Brazilian nursing thesis / Teoría Fundamentada en Datos: aspectos metodológicos en la tesis de enfermería brasileña / Teoria Fundamentada nos Dados: aspectos metodológicos em teses da enfermagem brasileira

Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Simon, Bruna Sodré; Lacerda, Maria Ribeiro.
Rev. bras. enferm ; 73(6): e20190274, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1125900
RESUMO

Objetivo:

analisar a aplicação dos aspectos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados em teses da área da enfermagem brasileira.

Métodos:

estudo qualitativo, descritivo, elaborado, a partir de teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, localizadas com a busca dos termos "Teoria Fundamentada nos Dados" OR "Grounded Theory", de 2013 a 2017. Os dados obtidos foram analisados, considerando-se os pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados.

Resultados:

a observância dos conceitos básicos da Teoria Fundamentada nos Dados e a articulação com diversos referenciais teóricos na condução das investigações realizadas são aspectos fortalecedores do método. Contudo, o dissenso na descrição da operacionalização das etapas e a nomeação do construto elaborado fragilizam a qualidade metodológica. Considerações finais a consistência metodológica proporcionada pela Teoria Fundamentada nos Dados apresenta potencial para evidenciar o rigor e a confiabilidade dos estudos conduzidos e das teorias geradas, sendo necessário aprofundar estudos de base teórico-conceitual para elucidar discrepâncias da aplicabilidade na pesquisa em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1