Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical and obstetric situation of pregnant women who require prehospital emergency care / Situación clínica y obstétrica de gestantes que solicitan el servicio médico de urgencia prehospitalaria / Situação clínica e obstétrica de gestantes que solicitam o serviço médico de emergência pré-hospitalar

Freitas, Vívien Cunha Alves de; Quirino, Glauberto da Silva; Giesta, Rogério Pinto; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.4): e20190058, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1125975
RESUMO

Objetivos:

identificar a situação clínica e obstétrica de gestantes que solicitam atendimento de urgência, considerando-se a pertinência da solicitação.

Métodos:

estudo transversal, desenvolvido na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um estado nordestino, por intermédio da análise de 558 relatórios de atendimentos obstétricos de 2016. A magnitude das associações foi expressa pela razão de chances e intervalo de confiança, considerando-se nível de significância de 5%.

Resultados:

mais da metade (50,9%) das solicitações de atendimento de urgência deu-se por queixas de trabalho de parto (sem caráter expulsivo), sobretudo entre gestantes no terceiro trimestre gestacional (p < 0,000). Observou-se predominância de parâmetros clínicos e obstétricos dentro da normalidade.

Conclusões:

a demanda não pertinente ao serviço de urgência reflete a medicalização desmedida do processo gestacional, mostrando a importância da discussão sobre sintomas fisiológicos que envolvem a gravidez, para proporcionar um serviço de urgência mais equitativo e eficiente.
Biblioteca responsável: BR21.1