Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiras obstétricas no processo de parturição: percepção das mulheres / Obstetric nurses in the childbirth process: the women's perception / Enfermeras obstétricas en el proceso del parto: percepción de las mujeres

Lima, Margarete Maria de; Ribeiro, Larissa Nascimento; Costa, Roberta; Monguilhot, Juliana Jaques da Costa; Gomes, Iris Elizabete Messa.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e45901, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1129836

Objetivo:

conhecer a percepção das mulheres sobre a assistência no trabalho de parto, parto e nascimento realizada por enfermeiras obstétricas em um hospital público do Sul do Brasil.

Método:

estudo qualitativo, descritivo-exploratório, desenvolvido em fevereiro de 2019. Participaram 24 mulheres no pós-parto mediato, internadas no Alojamento Conjunto. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e posteriormente analisados conforme proposta operativa de Minayo. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética.

Resultados:

ressaltou-se a importância da atuação da enfermeira obstétrica no cuidado humanizado e respeitoso durante o trabalho de parto, destacando seu papel no estímulo ao uso dos métodos não farmacológicos de alívio da dor durante o trabalho de parto, além da oferta de apoio emocional.

Conclusão:

a atuação da enfermeira obstétrica, na percepção das mulheres, qualifica a assistência prestada, sendo avaliada de forma positiva pelas participantes do estudo.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1