Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Refletindo a práxis voltada à abordagem integral do processo saúde-doença na formação do enfermeiro / Reflecting the praxis focused on the integral approach of the health-disease process in the nursing training

Mattia, Bianca Joana,; Kleba, Maria Elisabeth,; Prado, Marta Lenise do,; Vendrusculo, Carine,.
Rev. eletrônica enferm ; 22: 1-7, 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1141562

Objetivo:

Compreender o alcance da problematização como estratégia de formação para a abordagem integral do processo saúde- doença no cuidado prestado por egressos de um Curso de Enfermagem.

Metodologia:

Estudo de caso qualitativo, envolvendo professores, profissionais e gestores enfermeiros de um Curso de Enfermagem. Para coleta das informações, utilizou-se grupo focal e entrevistas individuais, totalizando 16 participantes. Os dados foram analisados seguindo o preconizado pela análise temática de conteúdo.

Resultados:

Os resultados atestam que a problematização é considerada estratégia favorável à formação de profissionais criativos nos serviços, promovendo o olhar ampliado em saúde, apesar de os serviços apresentarem uma visão reducionista da saúde, desafio que se coloca aos profissionais para modificarem essa realidade. Os docentes também são reconhecidos como sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Considerações Finais A problematização, como estratégia pedagógica durante a formação, promove o olhar ampliado dos profissionais, considerando o processo saúde-doença, favorecendo a reorientação do modelo assistencial em saúde.
Biblioteca responsável: BR584.1