Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiros e médicos na estratégia saúde da família: cargas de trabalho e enfrentamento / Enfermeros y médicos en la estrategia de salud de la familia: cargas de trabajo y afrontamiento / Nurses and physicians in the family health strategy: workloads and coping

Pires, Denise Elvira Pires de; Forte, Elaine Cristina Novatzi; Melo, Thayse Aparecida Palhano de; Machado, Carolina Neis; Castro, Camila Duarte de; Amadigi, Felipa Rafaela.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e67644, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1142812
RESUMO

Objetivo:

analisar fatores que aumentam e reduzem as cargas de trabalho de enfermeiros e médicos da ESF, e identificar as estratégias de enfrentamento.

Método:

estudo qualitativo, realizado nas cinco regiões do país, através de entrevistas semiestruturadas. Participaram 27 enfermeiros e 21 médicos, no período de janeiro de 2017 a junho de 2019. Análise de conteúdo temática com software Atlas.ti 8.

Resultados:

os fatores que aumentam as cargas foram o excesso de demanda, a sobrecarga de trabalho e falhas nas condições, organização e gestão do trabalho. O trabalho em equipe, o planejamento, o vínculo com o usuário e a resolutividade da assistência auxiliam na redução das cargas. Para o enfrentamento das cargas, destacam-se atividade física e desligar-se do trabalho.

Conclusão:

predominaram elementos que aumentam as cargas, entretanto, características do modelo assistencial contribuem para a sua redução. A identificação das cargas é fundamental e contribui para o planejamento de ações de enfrentamento.
Biblioteca responsável: BR21.1