Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uma visão geral de um país em desenvolvimento sobre homens vítimas de violência física e sexual / An overview of a developing country about men who are victims of physical and sexual violence / Una visión general de un país en desarrollo sobre los hombres que son víctimas de violencia física y sexual

Armond, Jane de Eston; Armond, Rodrigo de Eston; Silva, Caio Vinicius Fonseca da; 0000-0001-8064-2203Rodrigues, Cintia Leci; Oliveira, Jefferson Carlos de.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(269): 4741-4750, out.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1145406

Objetivo:

Analisar os dados de vitimização de homens, com idade entre 20 e 59 anos, pelas distintas formas de violência física e sexual, registrados no Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes/SIVVA da cidade de São Paulo (SP).

Método:

Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, descritivo, retrospectivo. Realizado por meio das notificações do Sistema de Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes (SIVVA) da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, no período de janeiro a dezembro de 2014 na cidade de São Paulo, sendo composto por 6658 homens na faixa etária entre 20 a 59 anos.

Resultados:

O número de casos de violência física foram 6.624 casos e violência sexual 34 casos contra homens com idade entre 20 e 59 anos. O vínculo do agressor em relação a vítima era familiar ou conhecido da vítima; 61,8% violência sexual e 42,8% violência física.

Conclusão:

O estudo evidenciou que as vítimas eram predominantemente adultos jovens. A violência na maioria dos estudos é vista como um grande problema social que atinge toda a sociedade, sendo responsável pelo adoecimento e mortes causadas por ações realizadas por indivíduos ou, provocando danos físicos, emocionais as vítimas; além de gerar despesas para os serviços público.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2