Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Observatório da Enfermagem: ferramenta de monitoramento da Covid-19 em profissionais de Enfermagem / Nursing observatory: covid-19 monitoring tool in nursing professionals

Persegona, Marcelo Felipe Moreira; Pires, Ricardo Antônio Ribeiro; Medeiros, Gilney Guerra de; Pinheiro, Flaviana Alves dos Santos; Lopes, Miriam Santos da Silva; Nascimento Junior, Antonio; Silva, Manoel Carlos Neri da; Lopes Neto, David.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2,n.esp): 6-11, dez. 2020. graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145603

Objetivo:

Apresentar o Observatório da Enfermagem como um veículo oficial de comunicação do Sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselhos Regionais de Enfermagem, sobre a situação epidemiológica da COVID-19 na Enfermagem brasileira.

Método:

Estudo sobre o desenvolvimento de um sistema eletrônico, do tipo observatório, construído pelo Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação, do Conselho Federal de Enfermagem, com o intuito de acompanhar a epidemiologia da COVID-19 entre os profissionais de Enfermagem.

Resultados:

O Observatório da Enfermagem é um sistema que possui um formulário eletrônico estruturado, o qual permite a coleta e análise de dados sobre a propagação da COVID-19 nos profissionais de Enfermagem em todo o território nacional. A criação, implantação e implementação do Observatório da Enfermagem e suas quatro etapas deram origem ao painel de indicadores com a notificação de casos de infecção e óbitos de profissionais de Enfermagem pela COVID-19. Considerações Finais O Observatório da Enfermagem como sistema de informação sobre a incidência de casos e a ocorrência de óbitos por COVID-19 tem se mostrado uma importante ferramenta gerencial para tomada de decisão em todo o território nacional, seja pelas entidades de Enfermagem ou pelos Gestores do Sistema Único de Saúde nas três esferas de governo e da inciativa privada; bem como tem contribuído para dá maior visibilidade ao trabalho dos profissionais de Enfermagem e desvelar as precárias condições de trabalho a que estes estão expostos, junto à população e a imprensa. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2