Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A integração ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem: o que dizem os enfermeiros preceptores / The teaching-service-community integration in the nursing course: what the precepting nurses say

Franco, Elaine Cristina Dias; Oliveira, Vânia Aparecida da Costa; Lopes, Briene Leandro; Avelar, Victoria da Cunha.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 35-38, dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1146062

Objetivo:

analisar a percepção do enfermeiro preceptor de campo de estágio acerca da integração ensino-serviço-comunidade no curso de Enfermagem de uma universidade pública do estado de Minas Gerais.

Metodologia:

Estudo qualitativo desenvolvido, no período de dezembro de 2017 a março de 2018, por meio de entrevistas com 12 enfermeiros preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo.

Resultados:

A integração ensino-serviço favorece a articulação teórico-prática, o ensino contextualizado e a aproximação com a realidade dos serviços de saúde. Há desafios relacionados com os serviços de saúde como a falta de planejamento e a indisponibilidade de tempo e; outros relacionados à universidade como o distanciamento dos serviços de saúde, a descontinuidade das ações e a falta de capacitação dos preceptores. Considerações Finais A integração ensino-serviço coaduna para a formação de profissionais que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde e da sociedade atual. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2