Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo morte e morrer: implicações na formação profissional / Perceptions of nursing academics about the death and dying process: implications in vocational training

Santos, Christiane Teresa Aleixo dos; Miranda, Suelen Da Silva; Freitas, Karina De Oliveira; Vasconcelos, Esleane Vilela.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 48-53, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1146128

Objetivo:

Analisar e descrever as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer e suas implicações para a formação profissional.

Método:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizada com 30 acadêmicos de enfermagem, no período de agosto a outubro de 2018, por meio da entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise temática.

Resultados:

Os depoimentos foram sintetizados em quatro unidades temáticas "A morte e seus significados"; "A morte e seu ensino na formação acadêmica"; "Sentimento de preparo para o enfrentamento do processo morte e morrer"; e "A postura do futuro profissional frente às situações que englobam a morte".

Conclusão:

Dentre as percepções encontradas, destaca-se a visão da morte como um processo natural/biológico, bem como, o despreparo enfrentado pelos acadêmicos no lidar com a finitude, dado a forma de abordagem do tema na graduação, implicação que se não for sanada influenciará na atuação destes futuros profissionais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2