Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resiliência no trabalho e fatores associados em trabalhadores do serviço hospitalar de limpeza / Resilience at work and associated factors in hospital cleaning service workers

Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Almeida, Franciele Ormizinda; Luz, Emanuelli Mancio Ferreira da; Greco, Patrícia Bitencourt Toscani; Ongaro, Juliana Dal; Morais, Bruna Xavier; Sabin, Luiza Dressler; Moraes, Otavio Ferreira.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 69-77, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1146136
Objetivo: Analisar a resiliência no trabalho e os fatores associados em trabalhadores do Serviço Hospitalar de Limpeza de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Método: Estudo transversal, desenvolvido com 149 trabalhadores terceirizados de um Hospital Universitário do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização sociodemográfica, laboral, de saúde e a Resilience at Work Scale ­ Brasil 25. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Considerou-se associação significativa quando p<0,05. Resultados: Os trabalhadores do Serviço Hospitalar de Limpeza possuem média resiliência no trabalho (78,9 ± 11,5). Dos fatores avaliados, a realização de treinamento sobre riscos ergonômicos, mostrou-se associada com o maior nível de resiliência no trabalho (p=0,028). Conclusões: Os trabalhadores capacitados executam as suas funções com conhecimento e segurança, repercutindo em melhorias no processo de adaptação à situações adversas no trabalho. O desenvolvimento de estratégias, individuais, coletivas e de gestão, para a promoção da resiliência e saúde no intuito de favorecer ambientes saudáveis no trabalho, são importantes. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2