Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Empoderamento: reflexões no contexto das vulnerabilidades e das práticas de enfermagem / Empoderamiento: reflexiones en el contexto de vulnerabilidades y prácticas de enfermería / Empowerment: reflections in the context of vulnerabilities and nursing practices

Heideman, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Souza, Jeane Barros de; Santos, Davydson Gouveia; Oliveira, Daniela Rosa de; Marques, Lorraine Cichowicz.
Rev. baiana enferm ; 35: e36399, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1149687
Objetivo compartilhar a vivência de um círculo de cultura sobre empoderamento no contexto das vulnerabilidades em saúde e das práticas de enfermagem. Método relato de experiência, envolvendo docentes e discentes de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Realizou-se o círculo de cultura, com utilização de caça-palavras, vídeos musicais, confecção de conceitos sobre empoderamento no contexto das mulheres, indígenas e negros, percorrendo as etapas do itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Resultados os participantes demonstraram conhecimento dos pressupostos freireanos, destacando a relevância do empoderamento, constituído pelo processo dinâmico de conscientização. Nas situações de vulnerabilidades em saúde, o enfermeiro age em prol do empoderamento dessas populações, por meio de atividades educativas e emancipatórias, baseando-se nas condições de saúde e realidade desses públicos. Conclusão o círculo de cultura promoveu a reflexão-ação-reflexão sobre as situações de vulnerabilidade em saúde e também sobre a práxis da enfermagem.
Biblioteca responsável: BR342.1