Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transformações impostas pelo ideário neoliberal no trabalho docente de enfermagem / Transformations imposed by the neoliberal ideal in nursing teaching work / Transformaciones impuestas por el ideario neoliberal en el trabajo docente de enfermería

D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pires, Ariane da Silva; Noronha, Isabele da Rosa; Noronha, Isabela da Rosa.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1151264

Objetivos:

Identificar a configuração da organização do trabalho docente de enfermagem antes e após a inserção do ideário neoliberal no contexto da saúde e da educação, e analisar os impactos dos preceitos neoliberais no processo de trabalho docente de enfermagem.

Métodos:

Pesquisa qualitativa e descritiva. Participaram 27 docentes de universidades federais, através de entrevista semiestruturada. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa sob número 1.474.463.

Resultado:

Incluem-se como impactos do modelo neoliberal alta demanda e elevado ritmo laboral; precarização; sucateamento de salários e perda de benefício e direitos; inserção de tecnologias. Considerações finais As mudanças deixaram o trabalho docente mais complexo, exigindo polivalência e multifuncionalidade, sem o devido acompanhamento salarial e de benefícios laborais condizentes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1