Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing societies in Santa Catarina state (1975-2018) / Sociedades de enfermería en Santa Catarina (1975-2018) / Sociedades de enfermagem em Santa Catarina (1975-2018)

Teixeira, Gustavo da Cunha; Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Padilha, Maria Itayra; Pires, Denise Elvira Pires de.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20200125, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1155968
RESUMO

Objetivos:

compreender as articulações das entidades representativas da enfermagem e a influência na profissão.

Métodos:

estudo qualitativo, de abordagem histórico-social, com marco conceitual da enfermeira Denise Elvira Pires de Pires. Com recorte histórico de 1975 a 2018, foram entrevistados cinco ex-presidentes das Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina e do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. A metodologia de compreensão dos dados se deu através da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

a estruturação e atuação do conselho gerou mudanças nas relações entre as duas entidades e debate acerca do papel e poder de representação de cada uma. Verificou-se períodos de aproximação e afastamento, com consequências para efetividade da representação profissional.

Conclusões:

a valorização da enfermagem e seu reconhecimento enquanto profissão na sociedade tem forte influência da atuação das entidades que a representam. A união das mesmas, de forma política ou organizativa, é necessária e urgente.
Biblioteca responsável: BR1.1