Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health promotion actions in the School Health Program in Ceará: nursing contributions / Acciones de promoción de la salud en el Programa de Salud en la Escuela de Ceará: aportes de enfermería / Ações de promoção da saúde no Programa Saúde na Escola no Ceará: contribuições da enfermagem

Silva, Adna de Araújo; Gubert, Fabiane do Amaral; Barbosa Filho, Valter Cordeiro; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Pinheiro, Maria Talyta Mota; Rebouças, Lidiane Nogueira.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20190769, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1155971
RESUMO

Objetivos:

comparar as ações de promoção da saúde realizadas pelas equipes de Saúde da Família do Ceará vinculadas ao Programa Saúde na Escola.

Métodos:

estudo transversal, envolvendo os primeiros e segundos ciclos da avaliação externa de 910 e 1.626 equipes, respectivamente, de 184 municípios, que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica. Avaliaram-se oito indicadores de avaliação clínica e sete de promoção da saúde, junto aos profissionais de saúde atuantes nas escolas.

Resultados:

os entrevistados eram enfermeiros (95,6% e 98,3%). Entre os ciclos, houve aumento da avaliação clínica (78,7% e 91,3%), promoção da saúde e prevenção de doenças (82,5% e 89,3%), e levantamento de escolares para acompanhamento (41,4% e 66,4%) nas escolas.

Conclusões:

ações de saúde na escola avançaram entre os ciclos, tendo o enfermeiro como protagonista na saúde escolar, o que pode reduzir vulnerabilidades em crianças e adolescentes e qualificar a Atenção Básica.
Biblioteca responsável: BR1.1