Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homens em atendimento psicológico na atenção básica em Belém do Pará / Men in psychological care in basic attention of Belém do Pará

Pimentel, Adelma do Socorro Gonçalves; Diniz, Caetano da Providência Santos; Vale, Kamilly Souza do; Belucio, Franciélcio Ferreira.
Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora) ; 13(3): 1-16, set.-dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos | ID: biblio-1180789
Este estudo apresenta um panorama das principais queixas declaradas pela clientela masculina ao procurar o serviço de psicologia de um centro de saúde de Belém do Pará, Norte do Brasil, por meio do mapeamento dos atendimentos no período de 2009 a 2013. O método desta pesquisa descritiva consistiu no levantamento de dados produzidos por um psicólogo durante seu atendimento clínico. As principais queixas relacionam-se à (i) ansiedade, (ii) depressão, (iii) violência entre parceiros íntimos, e (iv) outros conflitos interpessoais. Os dados coletados também permitiram constatar que os homens constituíram 41,2% da clientela, concentraram 46,1% dos atendimentos realizados, encontravam-se em sua maior parte na faixa etária entre os 20 e 29 anos e tenderam a buscar o serviço espontaneamente. A discussão dos resultados apontou para a necessidade de levar em conta as especificidades da clientela masculina e promover um debate mais amplo acerca da saúde do homem, conferindo-lhe maior visibilidade.
Biblioteca responsável: BR378.1