Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de enfermeiros acerca da atuação profissional no contexto do atendimento pré-hospitalar móvel / Nurses' perceptions about professional performance in the context of mobile prehospital care

Rosa, Paloma Horbach da; Pereira, Luis Calvo; Ilha, Silomar; Zamberlan, Claudia; Machado, Karine de Freitas Cáceres.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(6): 64-71, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1222831

Objetivo:

conhecer a percepção do enfermeiro sobre a atuação da categoria profissional no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, realizada com quatro enfermeiros de um serviço de atendimento pré-hospitalar particular e cinco residentes de um Programa de Residência Profissional em Enfermagem em Urgência/Trauma de uma Instituição de Ensino Superior que realizavam prática em atendimento pré-hospitalar móvel. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o n° de parecer2.820.757.

Resultados:

emergiram quatro categorias A importância da atuação do enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar; Dupla atuação do enfermeiro gestão e clínica; Importância do conhecimento técnico e científico; Autonomia profissional do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar.

Conclusão:

Evidencia-se a relevância e necessidade do enfermeiro no Atendimento Pré-hospitalar, o que contribui para a valorização profissional da categoria. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2