Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivido materno no acompanhamento da criança na atenção primária: uma abordagem qualitativa / Maternal experience in child monitoring in primary care: a qualitative approach / Experiencia materna sobre el cuidado del niño en la atención primaria: enfoque cualitativo

Araújo, Patrícia Maria Januário; Assunção, Rosana Claudia de; P-6680-2016Ferrari, Rosangela Aparecida Pimenta; Zani, Adriana Valongo.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 20: e20216436, 05 maio 2021.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1223161
OBETIVO Apreender o vivido materno frente ao acompanhamento da criança até o sexto mês de vida pela Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO:

Estudo com abordagem qualitativa fundamentado na Fenomenologia Social de Schütz, que ocorreu de janeiro a julho de 2018 no domicílio de 19 mães.

RESULTADOS:

Duas unidades temáticas "Vivenciado o acompanhamento do filho pela Atenção Primária nos primeiros seis meses de vida" e "Desejos e expectativas frente à assistência à criança recebida pela Atenção Primária". DISCUSSÃO O seguimento da criança deve acontecer na primeira semana de vida, pois o período neonatal precoce representa grande vulnerabilidade para o recém-nascido. A Atenção Primária é capaz de organizar as ações de acompanhamento por meio de visitas domiciliares e rotina de consultas na Unidade Básica de Saúde.

CONCLUSÃO:

As mães identificaram fragilidades no acompanhamento dos filhos, como ausência de visitas domiciliares e de alguns profissionais, e longos intervalos entre as consultas.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1