Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ambiente da prática clínica dos enfermeiros: estudo exploratório realizado num serviço de medicina intensiva da região norte de Portugal / Practice work environment of nurses: exploratory study carried out in an intensive medicine service in the northern region of Portugal

Rosinhas, Ana Sofia Novais.
Braga; s.n; 20200000. tab, ilus.
Tese em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1223263
O ambiente onde a prática clínica de enfermagem se desenvolve é um dos principais indicadores da qualidade em saúde e da qualidade dos cuidados de enfermagem, não obstante da importância que assume para as organizações. Em contextos de Medicina Intensiva, nomeadamente em Serviços de Cuidados Intensivos, caracterizados por serem ambientes de trabalho altamente complexos e exigentes, os enfermeiros assumem um papel importante como prestadores e gestores de cuidados quando se pretende o alcance de elevados padrões da qualidade dos cuidados. Tais ambientes têm um impacto significativo na saúde ocupacional e bem-estar dos enfermeiros e na segurança e qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica, considerando que ambientes da prática pobres estão associados a resultados negativos para os profissionais, tais como Burnout, insatisfação no trabalho, maior absentismo e menor comprometimento com a profissão. A ambientes desfavoráveis à prática de enfermagem são, também, atribuídos a diminuição da qualidade dos cuidados prestados, maior taxa de altas precoces e maior insatisfação da pessoa com os cuidados de enfermagem.

Objetivo:

Caracterizar o ambiente da prática clínica dos enfermeiros num Serviço de Medicina Intensiva.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, correlacional e transversal, com uma abordagem quantitativa, envolvendo 70 enfermeiros de um Serviço de Medicina Intensiva de um Hospital Universitário do Norte de Portugal. A colheita de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário sociodemográfico e do instrumento Practice Environment Scale of Nursing Work Index (PES-NWI). Foram cumpridos os pressupostos éticos inerentes a uma investigação científica. Os dados obtidos, foram tratados e analisados através de estatística descritiva e inferencial com recurso ao SPSS (versão 25).

Resultados:

Os enfermeiros do Serviço de Medicina Intensiva em estudo consideram o ambiente da prática clínica como misto (média global de 2.32). As dimensões "Fundamentos de enfermagem para a qualidade dos cuidados" (2.66) e "Relações colegiais entre médicos e enfermeiros" (2.51), obtiveram as médias mais elevadas, sendo consideradas favoráveis. Ao invés, as dimensões "Participação dos enfermeiros nos assuntos do Hospital" (1.95), "Capacidade de gestão, liderança e suporte aos enfermeiros" (2.25) e "Adequação de recursos humanos e de materiais" (2.24), obtiveram médias inferiores a 2.50, tendo sido consideradas desfavoráveis. Os itens da totalidade do instrumento com média superior e inferior de concordância dos enfermeiros com os ambientes de trabalho foram o "Trabalha-se com enfermeiros competentes a nível clínico" e "Existe oportunidade dos enfermeiros participarem nas decisões de política interna", respetivamente. A dimensão "Capacidade de gestão, liderança e suporte aos enfermeiros" apresentou uma forte correlação significativa com a dimensão "Participação dos enfermeiros nas políticas do hospital". A "área de formação avançada" apresentou uma relação estatisticamente significativa com as dimensões "Relações colegiais entre médicos e enfermeiros", "Participação dos enfermeiros nas políticas do hospital" e "Capacidade de gestão, liderança e suporte dos enfermeiros". A "categoria profissional" apresentou uma relação estatisticamente significativa com a "Adequação de recursos humanos e de materiais". A "opção pela mesma profissão (enfermeiro)" apresentou relação estatisticamente significativa com a "Participação dos enfermeiros nas políticas do hospital".

Conclusão:

Ambientes da prática profissional dos enfermeiros favoráveis promovem a sua valorização, o seu compromisso e motivação para o exercício da profissão, a sua participação mais efetiva na tomada de decisão ao nível estratégico e operacional e uma liderança de enfermagem mais efetiva e com maior reconhecimento por parte da equipa multiprofissional. Pensa-se que os resultados deste estudo podem contribuir para melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados, ajudando a encontrar estratégias capazes de aumentar a satisfação e motivação profissional dos enfermeiros. Ao destacar-se as áreas sensíveis dos ambientes da prática clínica de enfermagem em Serviços de Medicina Intensiva pode-se contribuir para a obtenção de resultados positivos para a prática profissional dos enfermeiros, para as pessoas enquanto beneficiárias dos cuidados prestados e para a concretização dos objetivos das organizações.
Biblioteca responsável: PT49.1
Localização: PT49.1