Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas / Perception of studentes who participated role plays of simulated patients in simulated clinical activitie

Crescêncio, Paulo Eduardo de Souza; Conceição, Vander Monteiro da; Alves, Rafael Arruda; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; Mazzo, Alessandra.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(6): 143-150, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1223333

Objetivo:

Identificar as percepções positivas e negativas dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação. O estudo foi realizado com 16 participantes dos cursos de medicina e enfermagem que vivenciaram o papel de paciente simulado após uma simulação de múltiplas vítimas. Os dados foram coletados por questionário semiestruturado após autorização ética. Para a análise dos dados, foi utilizada técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Os sentimentos positivos experimentados e relatados foram quanto ao o realismo, o aprendizado, a empatia, o entusiasmo, a tranquilidade, a observação da equipe e a segurança. Os sentimentos negativos mais identificados foram a ansiedade, a apreensão/aflição, a falta de empatia, o desconforto, a angustia, a fragilidade, o desconhecido, o desespero e a insegurança.

Conclusão:

ao vivenciar o papel de paciente simulado (role play) em práticas clínicas simuladas os estudantes experimentam sentimentos positivos e negativos, como se fossem paciente real, o que contribui para humanizar o atendimento em saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2