Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção do cuidado de enfermagem à população LGBTQIA+ na atenção primária / Production of nursing care for the LGBTQIA + population in primary care / Producción de cuidados de enfermería para la población LGBTQIA + en atención primaria

Silva, Alana Alves da Cruz; Silva Filho, Edvaldo Belo da; Lobo, Thamily Bastos; Sousa, Anderson Reis de; Almeida, Márlon Vinícius Gama; Almeida, Lílian Conceição Guimarães de; Porcino, Carle; Morais, Valterney; Passos, Núbia Cristina Rocha.
REVISA (Online) ; 10(2): 291-303, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1224128

Objetivo:

descrever a produção do cuidado em Enfermagem à saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Pessoas Trans Queers Intersexos, Assexuais e outras identidades sexuais e de gênero, a partir das reflexões acerca do trabalho da enfermeira.

Método:

Estudo qualitativo, realizado com 18 enfermeiras que atuavam na Atenção Primária à Saúde em um município da Bahia, Brasil entre o ano de 2018. Realizou-se entrevista individual em profundidade, analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

O cenário da produção do cuidado de enfermagem a partir do trabalho da enfermeira na Atenção Primária direcionado à população LGBTQIA+ esteve permeado por fragilidades no reconhecimento desta população no território de atuação, no atendimento clínico empregado na consulta de Enfermagem e no reconhecimento das vulnerabilidades e necessidades de saúde da população LGBTQIA+.

Conclusão:

Há fragilidades, barreiras e dificuldades na produção do cuidado à saúde da população LGBTQIA+ que envolvem dimensões distintas que perpassam pela formação acadêmica, profissional, estrutural, administrativa/institucional e da gestão do cuidado e atenção à saúde no contexto da Atenção Primária. Este cenário é provocador da manutenção de desigualdades e iniquidades em saúde que necessitam ser superados.
Biblioteca responsável: BR2040.1