Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Problem-solving and coping in family adaptation of children with Down Syndrome / Afrontamiento y resolución de problemas en la adaptación familiar de niños con Síndrome de Down / Coping e resolução de problemas na adaptação familiar de crianças com Síndrome de Down

Braga, Patrícia Pinto; Silva, Juliana Barony da; Guimarães, Bárbara Radieddine; Riper, Márcia Van; Duarte, Elysângela Dittz.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03708, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1250741
RESUMO

Objetivo:

Analisar as estratégias de coping e resolução de problemas, de pais de crianças com Síndrome de Down, na adaptação familiar.

Método:

Investigação qualitativa, que utilizou o Modelo de Resiliência, Stress, Ajustamento e Adaptação Familiar. Participaram mães e/ou pais de 40 famílias, de crianças com idade entre 1 e 7 anos e diagnosticadas com Síndrome de Down. Realizou-se análise de conteúdo direcionada, apoiada por software , considerando um dicionário de códigos.

Resultados:

Coping e resolução de problemas se revelou como um conjunto de ações, comportamentos, esforços e comunicações que contribuíram para a adaptação familiar, favorecendo o equilíbrio entre as demandas impostas pela Síndrome de Down e a aquisição de recursos pela família.

Conclusão:

No período inicial, que compreende o momento da notícia ou diagnóstico da síndrome e os dias inicias após o nascimento, os recursos internos e externos que representam coping são desenvolvidos para aceitar e ressignificar ideias e sentimentos relacionados à Síndrome de Down. Ao longo do tempo, esses recursos repercutem em mudanças nos padrões familiares de funcionamento e na relação dessas famílias com o mundo externo, ao buscarem o desenvolvimento da criança.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1