Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exposição a materiais biológicos: acidentes de trabalho entre os profissionais de saúde do estado de Pernambuco / Exposure to biological materials: work accidents among health professionals in the state of Pernambuco / Exposición a materiales biológicos: accidentes laborales entre profesionales de la salud en el estado de Pernambuco

Quirino, Evelyn Maria Braga; Dourado, Cynthia Angelica Ramos de Oliveira; Andrade, Izabella Karla Lopes de; Lima, Morgana Cristina Leôncio de; Pinho, Clarissa Mourão; Silva, Mônica Alice Santos da; Andrade, Maria Sandra.
Rev. epidemiol. controle infecç ; 10(4): 1-12, out.-dez. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1252945
Justificativa e

Objetivos:

Os impactos resultantes dos acidentes ocupacionais provocam riscos evitáveis à saúde dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi descrever os acidentes de trabalho por exposição a materiais biológicos que ocorrem entre profissionais da área de saúde.

Métodos:

Trata-se de estudo epidemiológico, transversal e descritivo, com análise de distribuição bivariada dos dados secundários acerca da caracterização pessoal, das características do acidente e do desfecho, fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do estado de Pernambuco, Brasil, no período de 2014 a 2016. A população foi composta por todos os casos de acidente de trabalho envolvendo profissionais dos serviços de saúde. A análise foi realizada mediante estatística descritiva e teste qui-quadrado para comparar as proporções percentuais de cada grupo de variável, assim como por teste qui-quadrado para independência, por meio do software Statistical Package for Social Science.

Resultados:

Entre as4.260 notificações, o perfil prevalente da amostra analisada foi o de profissionais do sexo feminino (83,53%),com nível de formação técnica (62,21%),cuja via preponderante de exposição aos acidentes foi a percutânea(75,0%) e o principal agente causal a agulha com lúmen (56,1%).Em relação ao desfecho dos casos, 61,3% foram fechados sem registro da informação. Quanto às distribuições bivariadas, as exposições por via percutânea e pele íntegra apresentaram pior desfecho (soroconversão), 22 e 10 casos, respectivamente.

Conclusão:

A partir dos resultados obtidos, evidenciam-se falhas no processo de notificação e acompanhamento dos acidentes de trabalho em Pernambuco, além de valores elevados e semelhantes de casos em todos os anos pesquisados, indicando a necessidade de aprimorar as estratégias que envolvem prevenção de acidentes e vigilância contínua nos serviços de saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1