Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A inserção profissional de enfermeiros licenciados: um estudo de egressos / Inserción laboral de licenciados en enfermería: estudio sobre graduados / Professional insertion of registered nurses: a study with alumni

Clapis, Maria José; Corrêa, Adriana Katia; Aredes, Natália Del Angelo; Lunardello, Rafaela Beatriz Vigatto; Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03745, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1279633
RESUMO Objetivo Analisar a inserção profissional de enfermeiros licenciados, considerando a conformação atual do trabalho na área da saúde e na formação dos trabalhadores técnicos, na perspectiva da formação de profissionais atuantes no SUS. Método Estudo quantitativo, transversal e exploratório, com análise estatística descritiva e inferencial por teste exato de Fisher, com 105 egressos de um curso de Bacharelado e Licenciatura. Aplicado questionário eletrônico. Resultados Os egressos atuam como enfermeiros (n = 59, 56,2%) e professores (n = 18, 17,1%). A área com maior absorção dos egressos foi a hospitalar (n = 37; 62,7%), o setor público (n=35; 59,3%) e a educação profissional técnica de nível médio (n = 16, 88,9%). 56 (72,7%) estavam insatisfeitos com a renda. 59 (76,6%) indicaram rendimentos incompatíveis com o trabalho. Conclusão A atuação dos egressos enfrenta problemas quanto às políticas atuais, com limites na valorização do trabalhador da saúde e da educação como bem público. Avanços na valorização da profissão do enfermeiro licenciado são necessários, considerando a relevância desse profissional no sistema de saúde e de educação e a natureza de sua práxis de educar e cuidar com potencial transformador.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1