Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Children with type 1 diabetes mellitus: the experience of disease / El niño con diabetes mellitus tipo 1: la experiencia de enfermar / A criança com diabetes Mellitus Tipo 1: a vivência do adoecimento

Aguiar, Gabriela Bolzan; Machado, Maria Estela Diniz; Silva, Liliane Faria da; Aguiar, Rosane Cordeiro Burla de; Christoffel, Marialda Moreira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03725, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1279639
RESUMO

Objetivo:

Identificar os principais desafios vivenciados pela criança com diabetes mellitus tipo 1 e descrever as estratégias de enfrentamento que utilizam para se adaptarem.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada com crianças de 8 a 11 anos com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 atendidas em ambulatório de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados foram analisados e categorizados segundo análise temática.

Resultados:

Participaram cinco crianças. Os relatos emergiram da sistematização dos dados qualitativos, em um processo de apreensão de significado dos depoimentos das crianças e adolescentes, que derivou na categoria "Viver com diabetes", com duas subcategorias "Desafios no enfrentamento do adoecimento" e "Participação e apoio da família no processo do adoecimento".

Conclusão:

Constata-se que o processo de enfrentamento do adoecimento ocorre de forma singular para cada criança. No entanto, a participação e o apoio da família, assim como a comunicação dos profissionais de saúde, são fundamentais nesse processo.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1