Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing care for patients in post-transplantation of hematopoietic stem cells: an integrative review / Atención de enfermería para pacientes en post-transplantación de células de madre hematopoyéticas: revisión integrativa / Cuidados de enfermagem aos pacientes em pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas: revisão integrativa

Rodrigues, Jéssica Alline Pereira; Lacerda, Maria Ribeiro; Galvão, Cristina Maria; Gomes, Ingrid Meireles; Meier, Marineli Joaquim; Caceres, Nayla Tamara de Godoi.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20200097, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279921
RESUMO

Objetivos:

analisar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem realizados ao paciente em pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Métodos:

revisão integrativa com a busca de estudos primários em quatro bases de dados e uma biblioteca virtual na área da saúde. Foi utilizada estratégia de busca ampla, incluindo-se pesquisas publicadas em inglês, português ou espanhol, entre 2008 e 2018, totalizando uma amostra de 42 estudos.

Resultados:

os estudos foram agrupados em três categorias cuidados multíplices de enfermagem (n=19), cuidados de primeira linha (n=18) e autogerenciamento do cuidado (n=5).

Conclusões:

o cuidado de enfermagem é crítico, compreendendo os aspectos físico, psicológico e social do paciente. Ele ocorre em contextos hospitalares e domiciliares, principalmente envolvendo ações técnicas e de orientações em saúde. As evidências identificadas fornecem subsídios para a tomada de decisão, entretanto a maioria dos estudos é do tipo não experimental, indicando a necessidade de condução de pesquisas de intervenção.
Biblioteca responsável: BR21.1