Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coronavirus infection has reached Brazil, what now? Nurses' emotions / La infección por coronavirus ha llegado en Brasil, ¿y ahora? Emociones de enfermeras y enfermeros / A infecção por coronavírus chegou ao Brasil, e agora? Emoções de enfermeiras e enfermeiros

Eleres, Fabrício Bezerra; Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante de; Magalhães, Fernanda Jorge; Rolim, Karla Maria Carneiro; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.1): e20201154, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279958
RESUMO

Objetivo:

Investigar as emoções de enfermeiras e enfermeiros acerca da infecção por coronavírus (COVID-19).

Método:

Estudo qualitativo realizado com 58 enfermeiros discentes do curso de pós graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior, em Fortaleza/CE, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionários com abordagem sociodemográfica e reflexões acerca das emoções/percepções dos enfermeiros, além de um encontro síncrono para discussão de estratégias para a saúde do trabalhador durante a pandemia. Os resultados foram organizados no software IRaMuTeQ com apresentação em figuras e falas.

Resultados:

Os discursos revelaram emoções como ansiedade, cansaço, medo, insegurança, angústia e dor emocional. Contudo, o aparecimento de palavras como "tranquilidade" e "bem-estar" ressaltam conforto, superação e esperança. Considerações finais Os mestrandos evidenciaram a preocupação com familiares, medo e ansiedade, com requisição de ações por parte da gestão de pessoas a fim de favorecer estratégias para minimizar e controlar tais emoções.
Biblioteca responsável: BR21.1