Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saberes científicos e populares de enfermeiros e usuários na visita domiciliar / Conocimiento científico y popular de usuarios y enfermeras que visitan el hogar / Popular and Scientific Knowledge of Users and Nurses Who Visit Homes

Valadão Vasconcelos Alves, Luciana; Acioli, Sonia.
Rev. cuba. enferm ; 36(3): e3462,
Artigo em Português | CUMED, LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1280276

Introdução:

A visita domiciliar, por ser realidade na proteção do lar, pode proporcionar liberdade no diálogo e exposição de saberes dos usuários. Porém, por não possuir grau de cientificidade reconhecido, o saber popular é negado por muitos enfermeiros e assim, o espaço de escuta e de troca é reduzido.

Objetivo:

Analisar os saberes científicos e populares de enfermeiros e usuários na visita domiciliar da Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 25 enfermeiros e 18 usuários, e 38 observações simples de visitas domiciliares. Para análise dos dados utilizou-se a técnica hermenêutica-dialética.

Resultados:

A visita domiciliar do enfermeiro possui o desafio de concretizar os canais de diálogo através de relações horizontais que promovam o reconhecimento do saber popular. Contudo, a pesquisa revela algumas experiências exitosas de articulação dos saberes.

Conclusão:

A maioria dos enfermeiros não consideram o saber popular como um modo válido de cuidado à saúde e, por isso, não articulam esse saber com o científico. É possível um posicionamento diferente do enfermeiro na visita domiciliar, que reconheça a incompletude do saber científico e articule variadas formas de saber em busca de respostas individualizadas e resolutivas(AU)
Biblioteca responsável: CU1.1