Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem ao indivíduo vítima de violência sexual / Nursing care for individuals who are victims of sexual violence / Atención de enfermería a personas víctimas de violencia sexual

Matos, Larissa dos Santos; Sales Junior, Carlos Antonio Farias.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(2): [1-23], jul. 2021. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1283606

Objetivo:

analisar na literatura científica sobre a atuação do enfermeiro no atendimento ao indivíduo vítima de violência sexual.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa da literatura, com o levantamento dos artigos completos, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre janeiro 2014 a setembro de 2019, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, no Portal CAPES, e na Biblioteca Virtual SCIELO. Utilizou-se, como instrumento para a coleta dos dados, um formulário semiestruturado. Apresentaram-se os artigos selecionados em um quadro e os seus resultados foram divididos de acordo com eixos temáticos.

Resultados:

nota-se que a Enfermagem tem um papel fundamental no atendimento à vítima de violência sexual, porém, falta capacitação profissional para que o atendimento possa ser feito de forma adequada, constituindo-se como uma das grandes dificuldades destes profissionais; logo, a Enfermagem forense é capaz de auxiliar na superação desse obstáculo, pois é uma especialização que muito tem a contribuir com essas vítimas.

Conclusão:

evidencia-se, a partir desta pesquisa, a necessidade de mais pesquisas voltadas para a violência sexual para com outros gêneros além da mulher e da maior formação profissional dos trabalhadores de Enfermagem que atuam nessa área.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1