Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo formativo de enfermeiros: visão de egressos sobre prática e inserção no mundo do trabalho / Proceso de formación del enfermero: visión de los egresados sobre la práctica y la inserción en el mundo laboral / Nurses' training process: graduates' point of view on practice and insertion in the world of work

Godinho, Mônica Lá-Salette da Costa; Clapis, Maria José; Dias, Adriana; Bitencourt, Flávio.
REME rev. min. enferm ; 25: e-1357, 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1287721
RESUMO

Objetivo:

identificar as potencialidades do processo formativo de enfermeiros a partir da visão dos egressos sobre sua prática profissional e inserção no mundo do trabalho.

Método:

estudo descritivo, exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 198 (68,5%) egressos de um curso de Enfermagem do sul de Minas Gerais que responderam a um formulário eletrônico enviado por plataforma digital. Foram realizadas análise estatística descritiva e análise temática.

Resultados:

os egressos indicaram como potencialidades da sua formação a tradição institucional da universidade, a capacitação docente, a facilidade de relacionamento professor-aluno e a experiência com atividades extracurriculares. Referiram satisfação com a profissão, mas destacaram que a remuneração está a quém das responsabilidades assumidas no trabalho, com consequente desvalorização profissional. Indicaram temas que podem ser fortalecidos durante o percurso acadêmico para inserção profissional, como ampliar a carga horária prática, aperfeiçoar o entrosamento entre academia e preceptoria dos serviços de saúde, fortalecer o ensino de gestão/gerenciamento, autonomia, liderança e tomada de decisão, empoderamento profissional, entre outros. Demonstraram a importância de se prepararem para o trabalho na própria vivência laboral e por meio da educação permanente. Considerações Finais pesquisas com egressos permitiram avaliar o processo de formação, sendo relevantes para o planejamento e readequação das políticas de educação. Manter políticas de acompanhamento e um canal de comunicação efetivo com os egressos para o seguimento de sua trajetória contribui para que o currículo seja continuamente revisto e reformulado na dinâmica do processo formativo, facilitando a transição entre a academia e o mundo do trabalho.
Biblioteca responsável: BR21.2