Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The Learning Incubator: an innovative teaching and learning technology in nursing / Incubadora de Aprendizaje: tecnología innovadora de enseñanza y aprendizaje en la enfermería / Incubadora de Aprendizagem: tecnologia inovadora de ensino e aprendizagem na enfermagem

Backes, Dirce Stein; Santini, Tanise; Freitas, Cristina dos Santos de; Naujorks, Alexandre Antonio; Backes, Marli Terezinha Stein; Büscher, Andreas.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20200048, 2021. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1287922
RESUMO Objetivo: Compreender o significado da Incubadora de Aprendizagem como tecnologia de ensino e aprendizagem na área de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre março e novembro de 2019, por meio de entrevistas com questões norteadoras e hipóteses direcionadas a dois diferentes grupos. Considerou-se a técnica de análise comparativa dos dados, a partir da codificação aberta, axial e integralizada, conforme proposto pelo método, atingindo-se amostragem teórica com 23 participantes, os quais eram enfermeiros, técnicos e alunos de enfermagem. Resultados: A delimitação das categorias confluiu para o fenômeno, (Re)significando saberes e práticas por meio da Incubadora de Aprendizagem. Norteadas pelo modelo paradigmático, as categorias foram denominadas com base nos três componentes: Condição: Reconhecendo a indissociabilidade entre o ser e fazer profissional; Ação/interação: Revisitando posturas profissionais rotineiras e mecanicistas; Consequência: Remetendo-se às reflexões e aos saberes construídos na Incubadora de Aprendizagem. Conclusão: A Incubadora de Aprendizagem, conforme significado pelos participantes do estudo, não se reduz ao momento da Incubação ou às temáticas abordadas. Para além de espaço acolhedor, a incubadora amplia e traduz-se em ferramenta indutora de autorreflexão e autoavaliação de atitudes e posturas profissionais.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1