Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Knowledge management: connections for teaching research in undergraduate nursing / Gestión del conocimiento: conexiones para la investigación docente en enfermería de pregrado / Gestão do conhecimento: conexões para o ensino da pesquisa na graduação em enfermagem

Silva, Ítalo Rodolfo; Ventura, Carla Aparecida Arena; Costa, Luana dos Santos; Silva, Marcelle Miranda da; Silva, Thiago Privado da; Mendes, Isabel Amélia Costa.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.6): e20201295, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288459
RESUMO

Objetivos:

compreender os significados que estudantes e professores de enfermagem atribuem à pesquisa e ao ensino da pesquisa no contexto da graduação.

Métodos:

pesquisa qualitativa, cujos referenciais teórico e metodológico foram a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados 16 estudantes e 14 professores de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para coletar os dados.

Resultados:

causas, ações e interações relacionadas à pesquisa e ao ensino da pesquisa na graduação em enfermagem estão conectadas com o aprender ciência para a práxis da enfermagem, que vai desde a capacidade de questionamento do estudante até a compreensão destes e dos seus professores sobre as demandas sociais pautadas na ciência. Considerações Finais professores e estudantes de enfermagem significam a pesquisa e ensino desta como estrutura da formação do enfermeiro para a capacidade crítica profissional necessária ao atendimento das demandas sociais.
Biblioteca responsável: BR1.1