Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mudando a forma de nascer: parto na água no centro de parto normal intra-hospitalar / Changing the way you are born: waterbirth at the intra-hospital birth center / Cambiando la forma de nacimiento: parto en el agua en el centro de parto normal intrahospitalario

Silva, Rafaela Faria Gomes da; Costa, Maryângela Araújo da; Barbosa, Suellen do Nascimento; Vieira, Gisele; Santos, Gilmara Lucia dos.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 153-157, out. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1341923

Objetivo:

relatar a experiência da atuação de enfermeiras obstétricas no processo de implementação da atenção ao parto e nascimento, em especial realizado na água, em Centro de Parto Normal Intra-hospitalar em uma maternidade pública no estado do Amazonas, Brasil, no período de outubro de 2017 a dezembro de 2020.

Método:

estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da atuação de enfermeiras obstétricas no processo de implementação da atenção ao parto e nascimento realizado na água.

Resultados:

o Centro de Parto Normal Intra-hospitalar passou a contar com 4 quartos pré-parto, parto e pós-parto, sendo destes, 2 com banheiras para o parto na água e, um destes caracterizado como multicultural. Os indicadores de boas práticas de atenção ao parto e nascimento apresentaram melhores resultados gradativamente com inserção da oferta da assistência ao parto na água. Considerações Finais essa experiência trouxe elementos para os avanços da prática da enfermagem obstétrica no Amazonas e o rompimento de velhos paradigmas a respeito do desempenho desses profissionais, incorporando a categoria na vinculação, acolhimento, internação, assistência ao parto e nascimento e alta segura do binômio mãe e bebê, tornando-se peça fundamental para a melhoria da assistência no atendimento respeitoso à mulher e sua família. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2