Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O olhar de enfermeiros assistenciais frente a implantação do programa Lean nas emergências hospitalares / The assistant nurses' perspective facing the implementation of the Lean program in hospital emergencies

Santos, Pamela Regina dos; Tonini, Nelsi Salete; Maraschin, Maristela Salete; Borges, Fabieli; Lopes, Daniele.
Nursing (Säo Paulo) ; 24(280): 6147-6156, set.-2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1343673

Objetivo:

analisar o impacto na implantação do Projeto Lean, sob ótica de enfermeiros assistenciais.

Método:

estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, documental, de abordagem qualitativa, com enfermeiros assistenciais lotados em um Hospital de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, no ano de 2019. Utilizou-se Análise de Conteúdo na modalidade Temática.

Resultados:

Evidenciaram-se problemas como aumento da carga de trabalho e dimensionamento de pessoal incipiente. A equipe de enfermagem, durante a realização da assistência enfrenta limitações quando se refere ao dimensionamento inadequado e quantitativo insuficiente de profissionais e recursos materiais disponíveis, tornando o trabalho desgastante.

Conclusão:

O estudo mostrou a necessidade de dimensionamento de pessoal de enfermagem adequado bem como previsão e provisão de materiais médico-hospitalares para uma assistência de qualidade, buscando agregar valor ao paciente bem como sua satisfação com o atendimento na Instituição.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2