Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Denúncias da enfermagem brasileira sobre a exposição a riscos laborais durante a pandemia de COVID-19 / Complaints of Brazilian Nursing about exposure to occupational risks during the COVID-19 pandemic

Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Machado, Maria Helena; Freire, Neyson Pinheiro; Silva, Manoel Carlos Neri da; Santos, Betânia Maria Pereira dos; Wermelinger, Mônica C. de Mesquita Werner.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(280): 6191-6198, set.-2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1343833

Objetivo:

Refletir sobre os aspectos relacionados ao trabalho da equipe de Enfermagem, durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.

Métodos:

Trata-se de uma reflexão sobre alguns aspectos das condições de trabalho e a exposição aos riscos à saúde dos profissionais de Enfermagem no Brasil, fundamentada nas informações do Observatório de Enfermagem e dos relatórios de fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), e da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil.

Resultados:

Os profissionais de Enfermagem brasileiros tem enfrentado duras condições de trabalho, a exemplo da insuficiência e a inadequação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o subdimensionamento das equipes, com isso aumentando os riscos à saúde dos trabalhadores.

Conclusões:

A pandemia exacerbou problemas enfrentados pelos profissionais de Enfermagem, e o déficit de EPI com o subdimensionamento das equipes e a sobrecarga de trabalho podem estar associados ao elevado número de óbitos de profissionais durante o período analisado.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2