Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência conjugal e prática assistencial por níveis de atenção à saúde: discurso de enfermeiras / Violencia conyugal y práctica asistencial por niveles de atención sanitaria: discurso de las enfermeras / Conjugal violence and health care practice through levels of health care: nurses´ speeches

Sousa, Anderson Reis de; Estrela, Fernanda Matheus; Silva, Andrey Ferreira da; Oliveira, Milena Arão da Silva; Loureiro, Adriana Karlla Neves da Silva; Gomes, Valquíria Rodrigues.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e74083, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1345843
RESUMO

Objetivo:

descrever a prática assistencial da enfermeira frente aos casos de violência conjugal nos três níveis de atenção à saúde.

Método:

estudo qualitativo realizado com 47 enfermeiras atuantes em uma grande cidade do Nordeste brasileiro. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2018, sistematizados através do software NVIVO11®, e analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

a pesquisa despontou que, na identificação dos casos de violência, há necessidade de investigação do cotidiano conjugal e estabelecimento de vínculo com a usuária. No que tange aos encaminhamentos, é necessária articulação com outros profissionais. Considerações finais a pesquisa oferece subsídios para nortear o cuidado às mulheres em situação de violência conjugal nos três níveis de atenção.
Biblioteca responsável: BR21.1