Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Weakening of nurses practice delivering same day-access in primary care / Fragilización de práctica de la enfermería a consulta a demanda espontánea en atención primaria / Fragilização da prática do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea na atenção primária

Bohusch, Gláucia; Acioli, Sonia; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Mello, Alex Simões de; Roza, Juliana; Silva, Halene Cristina de Armada e.
Rev. gaúch. enferm ; 42: e20200314, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1347559
RESUMO Objetivo Analisar as fragilidades da prática do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea nas unidades de atenção primária do município do Rio de Janeiro. Método Estudo qualitativo realizado no Rio de Janeiro, em 2016, com 20 enfermeiros recrutados não intencionalmente. Aplicou-se o grupo focal e a observação simples, e os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados O atendimento por demanda espontânea provoca tensões e sobrecarga no trabalho. O enfermeiro e o agente comunitário de saúde são os principais responsáveis pela organização do acesso. Considerações finais Constatou-se a incompreensão da prática da demanda espontânea como integrante da gestão do cuidado, além da polissemia relacionada ao termo. Enquanto para alguns as práticas de acolhimento significam maior autonomia, incorporando um escopo maior de ações referentes ao atendimento e ampliando a sua prática clínica; para outros, representam uma etapa que antecede a consulta médica e um elemento desorganizador da assistência.
Biblioteca responsável: BR1.1