Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consulta de enfermagem à saúde de homens na atenção primária à saúde: estratégias e desafios / Nursing consultation for men´s health in primary health care: strategies and challenges / Consulta de enfermería para la salud del hombre en la atención primaria de la salud: estrategias y desafíos

Siqueira, Marli Lopes; Costa, Suele Oliveira Cunha; Sousa, Anderson Reis de; Alencar, Delmo de Carvalho; Luz, Alyne Leal de Alencar; Pereira, Álvaro.
Rev. enferm. atenção saúde ; 10(2): e202123, jul.-set. 2021. graf., tab.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1349171

Objetivo:

Conhecer a efetividade da consulta de enfermagem à saúde de homens na Atenção Primária à Saúde em uma cidade do nordeste brasileiro.

Método:

Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiras da Atenção Primária à Saúde, no período de julho e agosto de 2015. Os dados foram submetidos ao método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Evidenciou-se ausência de agenda específica para saúde de homens e baixa procura masculina pelo atendimento de Enfermagem, com baixa valorização da atuação da enfermeira. A Consulta de Enfermagem está planejada a partir de programas da Atenção Primária à Saúde, com demanda espontânea, estruturada com ênfase na queixa e no tratamento de doenças, permeados por entraves oriundos das masculinidades hegemônicas.

Conclusão:

Percebeu-se dificuldades das enfermeiras em abranger a população masculina nas ações de promoção à saúde, se revelando como uma prática incipiente e fragmentada, permeada por muitas dificuldades para ser desenvolvida a contento (Au).
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1