Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integridade perineal em partos vaginais: fatores maternos, neonatais e relacionados à assistência / Perineal integrity in vaginal birth: maternal, neonatal and assistance related factors / Integridad perineal en partos vaginales: factores maternos, neonatales y relacionados com el cuidado

Alípio, Larissa Amaral; Madeira, Lélia Maria; Silva, Flávia Aparecida Felipe de Lima.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(4): 739-745, dez. 2021. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1353263

Objetivos:

conhecer os fatores maternos e neonatais relacionados à integridade perineal e relacionar a preservação do períneo com o profissional que assiste ao parto.

Método:

estudo retrospectivo, descritivo, quantitativo, em prontuários de 292 mulheres que tiveram parto vaginal com períneo íntegro. Incluídas mulheres que tiveram parto vaginal com períneo íntegro, de feto termo, único ou múltiplo, iniciado espontaneamente ou induzido, instrumentalizado ou não, independente de risco obstétrico. Utilizadas as variáveis raça, idade materna, idade gestacional, paridade, número de fetos, uso de ocitocina na condução do trabalho de parto, uso de analgesia, trabalho de parto espontâneo ou induzido, apresentação e peso do recém-nascido ao nascer, posição materna no expulsivo e profissional que assistiu ao parto.

Resultados:

a maioria das mulheres com períneos íntegros eram pardas, multíparas com partos espontâneos; taxa de ocitocina e analgesia foi de 11,6% e 19,9%, respectivamente; o peso médio dos recém-nascidos foi de 3176g e a Enfermagem Obstétrica esteve presente em mais de 90% dos partos.

Conclusão:

a raça e a multiparidade permaneceram como fatores protetores de lacerações perineais, enquanto outras variáveis precisam de mais estudos para determinar seu papel na integridade perineal. A Enfermagem Obstétrica se manteve como indicadora de boas práticas ao parto e nascimento. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2