Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As consequências da pandemia do coronavírus e o luto na enfermagem / The consequences of the coronavirús pandemic and mourning in nursing / Las consecuencias de la pandemia de coronavirus y el duelo en la enfermería

Silva, Diego Furtado Lacerda Pereira da; Pereira, Jonaide Aparecida; Medeiros, Gilney Guerra de.
REVISA (Online) ; 11(1): 5-15, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1354250

Objetivo:

descrever as principais consequências da pandemia do coronavírus para a saúde dos profissionais de enfermagem, especificamente diante do luto em que muitos estão vivenciando durante as mortes devido aos contágios da Covid-19. Buscou-se também abordar sobre a percepção da enfermagem diante da morte e do morrer durante a pandemia do Covid-19.

Método:

Trata-se de revisão narrativa com abordagem de pesquisa qualitativa. A busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com publicação entre os anos de 2018 até 2021 em português e inglês.

Resultados:

O processo de luto é único e evolui de acordo com as características do luto e as circunstâncias de morte cada vez mais comuns nos hospitais. Existem muitas dificuldades em lidar com o luto durante a pandemia.

Conclusão:

O enfermeiro durante a pandemia da Covid-19 experimenta em seu labor diário, inúmeras tensões devidas as mortes e os perigos de contágio no qual diariamente presencia. O luto é algo que precisa ser encarado como um momento circunstancial que merece todo cuidado e atendimento adequado preservando a saúde integral dos profissionais de saúde e dos familiares enlutados.
Biblioteca responsável: BR2040.1