Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores: revisão integrativa / Tecnologías educativas para la enseñanza de primeros auxilios a padres y educadores: una revisión integrador / Educational techonologies for teaching first aid to parents and educators: an integrative review

Moura, Vitória Alves de; Formiga, Natália Pinheiro Fabricio; Bezerra, Adriana de Moraes; Santana, Kelly Fernanda Silva; Matos, José Hiago Feitosa de; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Silva, Lucilane Maria Sales da.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e56987, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1356108
RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências científicas sobre estudos de elaboração e/ou validação de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores.

Método:

Estudo de revisão integrativa, com questão de pesquisa elaborada pela estratégia PICo - População, Interesse, Contexto, selecionando-se os descritores "Parents", "SchoolTeachers", "First Aids", "Teaching Material", "Educational Techonology', "Validation Study". Realizou-se a busca em seis fontes de literatura científica, no período de junho de 2021. Aplicaram-se os critérios de inclusão e exclusão, em seguida, os dados foram extraídos por formulário próprio, avaliados por nível de evidência, analisados e interpretados pelo método de redução dos dados.

Resultados:

A amostra final quantificou seis estudos, com níveis de evidência científica baixo a moderado, que se destacam pela diversidade entre as tecnologias educacionais do tipo cartilha, calendário, folheto, pôster e história em quadrinhos para pais e educadores que tratam do ensino de primeiros socorros.

Conclusão:

Observou-se escassez de estudos de elaboração e validação de tecnologias educativas em primeiros socorros para pais e educadores. Recomenda-se investir em tecnologias educativas validadas de fácil acesso e leitura e, ainda, que permitam o uso em recursos informatizados, de modo a ampliar o acesso da população e abranger acidentes e incidentes vivenciados nos ambientes doméstico e escolar.
Biblioteca responsável: BR513.1