Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Content Analysis of the Diagnostic Proposition Risk of Excessive Fluid Volume in Hemodialysis Patients / Análisis de Contenido de la Proposición Diagnóstica Riesgo de Volumen de Líquidos Excesivo en Pacientes sometidos a Hemodiálisis / Análise de Conteúdo da Proposição Diagnóstica Risco de Volume de Líquidos Excessivo em Pacientes em Hemodiálise

Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; Carino, Ana Carolina Costa; Gomes, Camila Sayonara Tavares; Dantas, Juliane Rangel; Lopes, Marcos Venicios de Oliveira; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210158, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1356721
RESUMO Objetivo: Analisar o conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise. Método: Estudo de validação de conteúdo, com 48 juízes que avaliaram o conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo, a partir de um instrumento eletrônico de coleta de dados. As respostas dos juízes foram analisadas pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e o teste T. Resultados: O risco de volume de líquidos excessivo foi considerado adequado, contendo 23 fatores de risco: aumento na concentração de sódio do dialisado; ausência na sessão de hemodiálise; avaliação hídrica insuficiente; baixa autoeficácia para restrição de líquidos; conhecimento deficiente; índice de massa corporal alterada; ingesta excessiva de líquidos, de proteínas e sódio; menor índice do kt/v; remoção inadequada de líquidos na hemodiálise; sede; xerostomia; idosos; comorbidades; declínio da função renal; diminuição do volume urinário; estado inflamatório; hospitalização; níveis séricos de albumina e linfócitos baixos, e de fósforo elevado; e uso de anti-hipertensivos. Conclusão: O conteúdo da proposição diagnóstica risco de volume de líquidos excessivo foi considerado adequado pelos juízes.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1