Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia Covid-19 / Social isolation and loneliness in nursing students in the context of the COVID-19 pandemic / Aislamiento social y soledad entre estudiantes de enfermería en el contexto de la pandemia COVID-19

Jantara, Romario Daniel; Abreu, Daiane Porto Gautério; Santana, Leni de Lima; Piexak, Diéssica Roggia; Ribeiro, Juliane Portella; Barlem, Jamila Geri Tomaschewski.
Rev. enferm. UERJ ; 30: e63609, jan. -dez. 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1361561

Objetivo:

identificar a ocorrência de isolamento social e solidão e sua relação com fatores sociodemográficos e de saúde em graduandos de enfermagem no contexto da pandemia de COVID-19.

Método:

estudo transversal, descritivo e correlacional, desenvolvido com 147 estudantes de enfermagem que responderam um formulário eletrônico, contendo Questionário de caracterização, Escala de Solidão da Universidade de Califórnia e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse.

Resultados:

evidenciou-se a ocorrência de isolamento social percebido em 42,2% dos estudantes, e que, 8,8% dos estudantes apresentaram isolamento social conforme indicador rede de discussão, e 6,8% de acordo com o indicador de apoio social. Observou-se a solidão em 49,7% dos estudantes. Ambos foram associados com depressão, ansiedade e estresse, além de outras variáveis.

Conclusão:

identificou-se isolamento social e solidão e a relação destes com outras variáveis durante a pandemia de COVID-19, demandando intervenções por parte das instituições de ensino e dos formuladores de políticas de saúde.
Biblioteca responsável: BR1292.2