Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Força de trabalho de enfermagem: cenário e tendências / Nursing workforce: scenario and trends / Recursos Humanos de enfermería: escenario y tendencias

Mendes, Mariana; Martins, Marisa da Silva; Acordi, Indiana; Ramos, Flávia Regina Souza; Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias; Pires, Denise Elvira Pires de.
Rev. enferm. UFSM ; 12: e11, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1362987

Objetivo:

refletir sobre o panorama atual e tendências da força de trabalho de enfermagem no Brasil e no mundo.

Método:

ensaio teórico-reflexivo elaborado com base em dados de relatórios de organizações internacionais e nacionais de saúde e enfermagem, disponíveis em sites oficiais, entre fevereiro e setembro de 2021.

Resultados:

o cenário atual da força de trabalho da enfermagem aponta para escassez global de profissionais, alertando para um contingente de pessoas que não terá suas necessidades de saúde atendidas. O Brasil dispõe de quantitativo de profissionais de enfermagem semelhante ao dos países desenvolvidos, mas com distribuição desigual e percentual pequeno de enfermeiros na composição da força de trabalho.

Conclusão:

mesmo com esforços globais para reduzir a escassez da força de trabalho de enfermagem, o cenário permanece crítico. Trata-se de um trabalho fundamental para alcançar saúde para todos, o que requer investimento em número, qualificação e condições de trabalho adequadas.
Biblioteca responsável: BR568.1