Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Planejamento estratégico das morbidades hospitalares do município de Caiapônia ­ Goiás / Strategic planning of hospital morbidities in the municipality of Caiapônia ­ Goiás / Planificación estratégica de morbilidades hospitalarias en el municipio de Caiapônia ­ Goiás

Oliveira Filho, Lair Ferreira de; Oliveira, Maria Liz Cunha de; Freire, Milton Rodrigues.
REVISA (Online) ; 11(1): 81-91, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1364033

Objetivo:

Analisar as internações hospitalares no município de Caiapônia, Goiás e apresentar um planejamento estratégico para uma determinada equipe da Estratégia Saúde da Família visando à redução das internações hospitalares por agravos evitáveis.

Método:

Esta é uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e transversal que utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares do DATASUS para listar os principais problemas de saúde do município que conduziram as inúmeras internações hospitalares no ano de 2018. Utilizaram a metodologia TUC para definir o problema prioritário e realizar o planejamento estratégico.

Resultados:

249 pessoas internaram no município de Caiapônia no ano de 2018 por doenças infecciosas e parasitárias, as doenças do aparelho respiratório, as doenças do aparelho digestivo, doenças do aparelho geniturinário, gravidez, parto e puerpério, doenças do sistema nervoso, doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas e neoplasias, doenças da pele e doenças mentais e comportamentais. Notou-se que a rede causal das internações se repetia nas três principais doenças. Os pesquisadores decidiram focar nas inúmeras internações por doenças infecciosas e parasitárias e traçar estratégias para redução dessas internações no próximo ano.

Conclusão:

O elevado número de internações hospitalares para um município pequeno pode ser um resultado de deficiência no serviço da atenção básica. As possíveis causas são falta de priorização do gestor na atenção básica, concentrando no modelo hospitalocêntrico; falta de compreensão por parte da secretaria municipal de saúde da importância da atenção básica nas ações de promoção e prevenção e rotatividade de médicos em determinadas equipes de Atenção Básica por um período considerável.
Biblioteca responsável: BR2040.1