Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor musculoesquelética e resiliência elevada da enfermagem em emergência tem relação com jornada de trabalho / Musculoskeletal pain and high resilience of emergency nursing is related to working hours / El dolor musculoesquelético y la alta resiliencia de la enfermería de emergencia está relacionado con la jornada laboral

Schultz, Carmen Cristiane; Artmann, Suelen Karine; Colet, Christiane de Fátima; Speroni, Gabryela Andressa; Rocha, Aline Santos; Stumm, Eniva Miladi Fernandes.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 920-928, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1366872
Objetivo: Avaliar frequência, intensidade da dor musculoesquelética e capacidade de resiliência de profissionais de enfermagem que atuam em uma Unidade de Emergência no âmbito hospitalar. Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com profissionais de enfermagem que atuam na Unidade de Emergência de um hospital geral. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2019 a março de 2020, mediante aplicação do questionário sociodemográfico, laboral e clínico, Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares, escala numérica de avaliação da dor e escala de resiliência. Resultados: Participaram 31 profissionais, com predomínio de mulheres, idade entre 18 a 40 anos, técnicos de enfermagem, com vínculo empregatício exclusivo. Estas sentem dor, de moderada e alta intensidade, em diferentes regiões anatômicas. No último ano, as regiões corporais mais acometidas foram parte superior e inferior das costas, pescoço e ombros. Foi observada associação significativa entre jornada diária de trabalho e intensidade da dor (p=0,044) e, entre resiliência elevada e apresentar mais que um vínculo empregatício (p=0,029). Conclusão: Avaliação da intensidade, locais de dor musculoesquelética e resiliência da Enfermagem é importante como subsídio para ações e intervenções com esses trabalhadores para proteger e promover sua saúde e garantir segurança e qualidade da assistência ao usuário que acessa a Unidade de Emergência. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2