Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências necessárias para atuar como preceptor: percepção de enfermeiros hospitalares / Necessary skills to act as a preceptor: perception of hospital nurses / Competencias necesarias para actuar como preceptor: percepción de los enfermeros del hospital

Miyazato, Helena Scaranello Araujo; Araújo, Pola Maria Poli de; Rossit, Rosana Aparecida Salvador.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 991-997, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1367325

Objetivo:

Identificar, na percepção de enfermeiros, as competências necessárias à função de preceptoria hospitalar e construir uma matriz com competências essenciais ao preceptor de enfermeiros.

Métodos:

A pesquisa teve abordagem qualitativa com caráter descritivo e exploratório. Foi utilizado como instrumento um roteiro semiestruturado de entrevista para analisar a percepção do enfermeiro sobre as competências que caracterizam a função do enfermeiro preceptor. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, a análise dos dados foi efetuada por meio da Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

Tendo como fundamentação teórica as análises das falas dos entrevistados e as competências gerais descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, foi construída uma matriz com competências essenciais ao preceptor de enfermeiros. A matriz de competências possui como finalidade manifestar o entendimento sobre o que é essencial ao perfil de um profissional, tornando-se assim, um termo de referência para os desempenhos essenciais para a formação, processos de avaliação e tomada de decisões para os processos educacionais.

Conclusão:

Enfermeiro preceptor deve ser exemplo profissional, responsável, paciente e embasar suas ações no respeito às individualidades dos educandos para promover a articulação do ensino, serviço e aprendizado. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2