Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Censo dos cursos de graduação em enfermagem brasileiros presenciais e à distância / Census of undergraduate and distance learning brazilian nursing courses / Censo de cursos de enfermería brasileños de pregrado y educación a distancia

Pinto, Anaísa Cistina; Barros, Sônia; Floriano, Lara Simone Messias; França, Thiago Eduardo; Camarini, Aida Iglesias di Lincoln; Silva, Letícia Marques.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1063-1069, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1368635
Objetivo: Realizar um censo dos cursos de graduação em Enfermagem em instituições de Ensino Superior brasileiras, segundo credenciamento presencial e à distância. Método: Estudo de abordagem quantitativa, de base documental, do tipo analítico-descritivo, que utilizou dados sobre os cursos de Enfermagem brasileiros do portal e-MEC e das páginas destes, nos sites das IES. Resultados: Dos 1.668 cursos de Enfermagem brasileiros, 105 (6,29%) eram EAD e 1.563 (93,70%) presenciais. Todos os cursos EAD eram privados. Vale ressaltar que, dos 105 cursos EAD localizados, 50 se autodenominavam semipresenciais. Discussões: Na Enfermagem, profissão que essencialmente envolve o cuidado humano, questiona-se a qualidade de educação, que o ensino à distância oferece. Conclusões: Existem questionamentos com relação à qualidade da educação empregada pelo EAD que, por ser aplicada fora do ambiente palpável e observável de prática, coloca em xeque a confiabilidade da metodologia de formação, bem como a competência dos profissionais formados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2